Saturday 17 March 2018

Estratégia de biodiversidade do nepal 2002


Conservação.
O Nepal é um país pequeno, cobrindo apenas 0,09% da superfície terrestre da Terra, mas é muito importante para a conservação global, pois está no coração da Região do Himalaia - um dos 20 pontos quentes de biodiversidade mais quentes do mundo, e os muitos e variados habitats suportam uma grande diversidade de organismos vivos. Estima-se que 7000 espécies de plantas mais altas ocorram no Nepal, com cerca de 300 delas apenas encontradas em (endêmicas no Nepal). Nove espécies de plantas com flores são suspeitas de estarem extintas no Nepal, oito delas eram espécies endêmicas (Shrestha e Joshi, 1996).
& # 13; & # 13; © Copyright Royal Botanic Gardens Edimburgo - Flora do Nepal 2014 & # 13; Design gráfico por In Motion Designs.

Conservação da Biodiversidade.
• Caça ilegal e comércio ilegal de animais e plantas selvagens importantes.
• Uso insustentável de recursos naturais.
• Espalhamento de espécies invasoras de plantas exóticas.
• Mudanças climáticas (impactos diretos)
• sobrepastoreio pelo gado.
• Incêndio, inundação e deslizamento de terra.
• Poluição de ambientes aquáticos e mudanças nos fluxos dos rios.
• Grande desenvolvimento de infraestrutura.
&cópia de; Martin Harvey / WWF.
Espécies Ameaçadas - Ailurus fulgens, Lesser panda.
&cópia de; David Lawson / WWF-UK.
Leopardo da neve (Panthera uncia)
&cópia de; David Lawson / WWF-UK.
Grande Calau indiano (Buceros bicornis)
O que nós fazemos.
Sala de mídia.
Programa de proibição de Hariyo.
Oportunidades
Construindo um futuro em que as pessoas vivam em harmonia com a natureza.
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Estratégia de biodiversidade do Nepal 2002
Legislação sobre os Direitos dos Agricultores e os direitos da comunidade relacionados com recursos genéticos agrícolas.
Status: documento de política de 2002.
Disposições relevantes: Capítulo 1. Introdução, Seção 5.1.11. Protegendo a Propriedade Intelectual e os Direitos de Propriedade dos Agricultores.
Legislação sobre conservação e uso sustentável dos recursos genéticos das culturas.
Status: documento de política de 2002.
Disposições relevantes: Capítulo 1. Introdução, Seção 2.3.4. Diversidade genética, secção 3.5.1 Culturas, secção 4.1.2.3. A ameaça de perda de agrobiodiversidade e recursos genéticos, Seção 4.2.4.3. Causas-raiz das ameaças à perda de recursos genéticos, Seção 5.2.4. Agrobiodiversidade.
Status: incerto (2007)
Disposições relevantes: Parte 3. Política, Parte 4. Estratégia, Parte 5. Política de Trabalho.
Legislação tradicional do conhecimento.
Status: incerto (2007)
Disposições relevantes: Parte 3. Política, Parte 4. Estratégia, Parte 5. Política de Trabalho.
Legislação de bioprospecção com cláusulas de acesso e repartição de benefícios.
Status: documento de política de 2002.
Disposições relevantes: Capítulo 1. Introdução, Seção 5.1.12. Prospecção da Biodiversidade.
Status: incerto (2007)
Disposições relevantes: Parte 3. Política, Parte 4. Estratégia, Parte 5. Política de Trabalho.
Leis de sementes, incluindo regras de certificação de sementes.
Status: adotado em 2002.
Disposições relevantes: Cláusula 5. Certificado a ser exigido.
Estatuto: Adoptado em 17 de Agosto de 1989.
Provisões relevantes: Seção 12-15.
Estatuto: Adoptado até 20 de Dezembro de 1997.
Disposições relevantes: Capítulo 3. Disposições relativas à Aprovação, Liberação e Registro e Propriedade de Sementes, Capítulo 4. Disposições relativas a Sementes, Autenticação e Exportação e Importação.
Leis sobre proteção de variedades de plantas, também chamada de legislação de direitos de cultivadores de plantas.
O Banco de Dados de Legislação de Direitos dos Agricultores depende da contribuição de você. Por favor, ajude-nos a atualizar nosso banco de dados informando a nova legislação relacionada ao FR em seu país para nós. Detalhes de contato & gt;

Conservação da Biodiversidade Nepal.
-Ganesh Paudel | Nepal crescente.
Por que o Nepal é único no mundo?
A geografia única do Nepal, com as suas notáveis ​​mudanças de altitude e variações associadas nas condições ecoclimáticas, deu origem a uma biodiversidade única e rica. Além disso, a localização do país, situada entre as duas principais regiões biogeográficas - a tropical Indomalaya ecozone e a temperada Palearctic ecozone & # 8211; fez do Nepal um local que abriga espécies originárias de ambas as regiões.
Um total de 118 diferentes ecossistemas foram identificados no Nepal, incluindo 112 ecossistemas florestais, quatro ecossistemas de cultivo, um ecossistema de corpos de água e um ecossistema de geleira / neve / rocha. O Nepal ocupa a 25ª e a 11ª posições em riqueza de biodiversidade no mundo e na Ásia, respectivamente. O Nepal ocupa cerca de 0,1% da área global, mas abriga 3,2% e 1,1% da flora e fauna conhecidas no mundo, respectivamente. Cerca de 5,2% dos mamíferos conhecidos no mundo, 9,5% das aves, 5,1% das gimnospermas e 8,2% das briófitas são relatados no Nepal. Um total de 284 espécies de plantas com flores, 160 espécies de animais e 14 espécies de herpetofauna são supostamente endémicas do Nepal. As diversas condições climáticas e topográficas também favoreceram a diversidade das culturas agrícolas, seus parentes silvestres e espécies animais.
A biodiversidade está intimamente ligada aos meios de subsistência e ao bem-estar econômico da maioria dos nepaleses. A biodiversidade está relacionada a quase todos os aspectos da vida nepalesa, incluindo produtividade agrícola, segurança alimentar, materiais de construção, saúde e nutrição humana, conhecimento indígena, igualdade de gênero, cultura, clima, recursos hídricos e valor estético para a sociedade. A economia do Nepal é muito dependente do uso de recursos naturais. A biodiversidade do país também é uma importante fonte de receita.
A biodiversidade é uma fonte de uma gama de bens e serviços. Estas também são consideradas medidas de adaptação de baixo custo e localmente adequadas para moderar os impactos negativos das mudanças climáticas.
Pela primeira vez, o Nepal estabeleceu o Parque Nacional de Chitwan em 1973 para a conservação da biodiversidade. Desde então, foram estabelecidos no Nepal 10 Parques Nacionais, 6 Áreas de Conservação, 3 Reservas de Vida Selvagem e 1 Reserva de Caça, cobrindo 23,23% da área terrestre do país. O Nepal tem várias políticas para a conservação da biodiversidade. Os Parques Nacionais e a Lei de Conservação da Vida Selvagem, 1973, Lei Florestal de 1993 e regulamentações subsequentes têm sido instrumentos de políticas eficazes para a conservação da biodiversidade.
O Nepal também é parte da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) de 1992 e apresentou cinco relatórios à CDB. Em um esforço para promover a conservação da biodiversidade, o Nepal preparou a Estratégia Nacional de Conservação, 1988, Estratégia de Biodiversidade do Nepal, 2002 e seu plano de implementação 2006. A Estratégia Nacional de Biodiversidade e Plano de Ação 2014 foi elaborada com uma visão de “conservação da biodiversidade e ecossistemas resilientes e prosperidade nacional ”.
Uma abordagem de manejo paisagístico foi adotada para a conservação efetiva da biodiversidade através da promoção de programas participativos de manejo de áreas protegidas para melhor manejo da biodiversidade e melhoria dos meios de subsistência. O monitoramento regular da população de algumas espécies importantes da vida selvagem, como o rinoceronte, o elefante e o tigre, foi realizado. O aumento da população de rinocerontes no censo rinoceronte concluído recentemente é um sinal de que os programas de conservação da biodiversidade foram satisfatoriamente realizados.
A conservação da biodiversidade ocorre também fora da área protegida com a participação ativa do povo. Florestas comunitárias, especialmente nas colinas, têm restaurado a ecologia florestal, que eventualmente resultará em conservação da biodiversidade. A Política Florestal, 2071 também prioriza a conservação da biodiversidade com a participação ativa das pessoas.
A biodiversidade do Nepal está ameaçada por múltiplos fatores. O Quinto Relatório Nacional do Nepal para a Convenção sobre Diversidade Biológica identificou a perda e degradação de habitats naturais, tais como florestas, pastagens e zonas úmidas, devido à expansão de assentamentos, agricultura e infra-estrutura; Super exploração; invasão por espécies exóticas; e poluição dos corpos d'água como ameaças predominantes à biodiversidade.
A caça furtiva e o comércio ilegal de vida selvagem e o conflito entre humanos e animais selvagens são outras grandes ameaças diretas à biodiversidade florestal, particularmente nas áreas protegidas. A rápida expansão de variedades híbridas e o uso inadequado de inseticidas e pesticidas são grandes ameaças à agrobiodiversidade. A mineração generalizada e insustentável de cascalho dos riachos e leitos de rios surgiu como uma grande ameaça à biodiversidade de zonas úmidas.
Ecossistemas montanhosos são ameaçados por desastres naturais, como deslizamentos de terra, inundações de lagos glaciais e secas. As mudanças climáticas podem ter impactos profundos no futuro, particularmente nos ecossistemas de montanha. Além dessas causas imediatas, algumas causas subjacentes da perda de biodiversidade também foram identificadas. Mudanças demográficas, pobreza, fraca aplicação das leis, má governança, desconhecimento dos valores da biodiversidade no governo e sistemas contábeis corporativos, conscientização e motivação inadequadas para conservar a biodiversidade, desigualdade baseada em gênero, casta e etnia e falta de uma abordagem integrada ao desenvolvimento planejamento nos níveis nacional e distrital são os principais fatores subjacentes que contribuem para as ameaças.
A partir dos últimos projetos e programas de conservação da biodiversidade, foi revelado que a participação significativa das comunidades locais na conservação da biodiversidade é fundamental para assegurar a sustentabilidade das intervenções do programa de conservação da biodiversidade. Nos próximos dias, a participação das pessoas deve, portanto, ser aumentada nos programas de conservação da biodiversidade.
A abordagem da paisagem deve ser promovida para lidar com múltiplos fatores de perda de biodiversidade. A cooperação e colaboração entre as várias partes interessadas é crucial para alcançar o sucesso na conservação da biodiversidade. O conflito entre humanos e animais selvagens deve ser minimizado através da aplicação de políticas e medidas institucionais eficazes. Às vezes surgem problemas devido a uma ação descoordenada entre as agências de aplicação da lei, e, portanto, a cooperação entre eles é necessária para conter o comércio ilegal de espécies da vida selvagem.
A prática de realizar consultas e discussões prévias com as comunidades locais é necessária antes de tomar qualquer decisão importante que afete o uso dos recursos locais pelas comunidades locais. A conservação da biodiversidade sem abordar os meios de subsistência das pessoas é impossível, por isso a questão da conservação da biodiversidade deve estar ligada à subsistência das pessoas para a conservação sustentável.
Conservar a biodiversidade não é tarefa apenas do governo e dos conservacionistas, nem é apenas possível deles. O esforço coletivo de todos nós, tanto individualmente quanto institucionalmente, é necessário para a conservação da biodiversidade.

PLANO DE AÇÃO DE BIODIVERSIDADE NEPAL - Apresentação PowerPoint PPT.
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PLANO DE AÇÃO PARA A BIODIVERSIDADE NEPAL.
Conjunto rico e único de biodiversidade em. Colheita ilegal de madeira. Ameaças à biodiversidade das pastagens. 1. Registros coletados pelos membros do BBS. & ndash; Apresentação PPT do PowerPoint.
Título: PLANO DE AÇÃO DA BIODIVERSIDADE NEPAL.
PLANO DE AÇÃO PARA A BIODIVERSIDADE NEPAL REDDTA BOOKS Ram P. Chaudhary Departamento Central de Botânica Universidade de Tribhuvan, Kirtipur Emailram_at_cdbtu. wlink. np Introdução Antecedentes históricos Biodiversidade (categorias ameaças) Estratégia para conservar a biodiversidade Estrutura organizacional para implementação Flora Red data books Conclusão.
2 Nepal rico em biodiversidade Conjunto rico e único de biodiversidade em.
ecossistema, espécies e níveis genéticos dentro de um.
área pequena (147.181 km2) Alta variação em altitude, aspecto e inclinação.
refletido na topografia diversa e climática.
condições Crucial para a subsistência do povo do Nepal.
e áreas adjacentes Mosaico de padrão de uso florestal Floresta (29),
Terras agrícolas (21), prados (12),
Arbusto (10.6), Água (2.6), Não cultivado.
(7), Outros (17.8) Nepal Biodiversity Strategy (NBS) Um compromisso.
da HMG e do povo do Nepal Para proteção e uso inteligente de biológicos.
Diversidade biológica recursos Para manutenção de processos ecológicos e.
Sistemas Para uma distribuição equitativa e justa dos benefícios Fornecer uma estrutura de planejamento estratégico para.
conservação da biodiversidade Para honrar as obrigações da CDB (Artigo da CDB.
6- Medidas Gerais para Conservação e.
3 Nepal assinou a Convenção sobre Diversidade Biológica.
(CBD) Junho de 1992 A CBD foi ratificada pelo parlamento nepalês em.
23 de novembro de 1993 A CDB foi implementada no Nepal desde 21 de fevereiro de
1994 A Estratégia de Biodiversidade do Nepal (NBS) foi publicada.
Antecedentes históricos Plano Nacional de Ação para a Biodiversidade (1998)
Recursos Nepal Elaborar o Plano Nacional de Ação para a Biodiversidade do Nepal (1999)
Mark Zimsky Esboço do Plano de Ação para a Biodiversidade do Nepal (2000) Chaudhary.
et al. Projecto de 2000 (Grupo Principal Ram P. Chaudhhary (Team leader),
Damodar P. Parajuli, Pramod K. Jha, Narayan.
Belbase, Keshav R. Kanel, Tulsi B. Prajapati Revisores Rabi B. Bista, Uday R. Sharma e.
Bhesh R. Dhamala) Estratégia de Biodiversidade do Nepal (2002) Phillip.
Projeto Tortell Bijay Kattel 5.1 Estratégia de Biodiversidade do Nepal (2002) Final.
Projeto 5.2 Plano de Implementação da Biodiversidade do Nepal (2003)
- Rascunho (Ram P. Chaudhary (líder da equipe), Shanta R.
Jnawali, Sonam Bennet Vasseux sob o.
supervisão de Uday R. Sharma)
5 6.1 ESTRATÉGIA DE BIODIVERSIDADE NEPAL (NBS) 2002 HMG,
Ministério das Florestas e Conservação do Solo.
apoiado pelo GEF PNUD-Nepal) MECANISMO EXISTENTE PARA A CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE Seis categorias de conservação da biodiversidade Áreas protegidas Florestas Rangelands Agrobiodiversidade Wetlands biodiversidade Montanha.
Áreas protegidas (PA) Rede bem estabelecida de.
sistema de áreas protegidas (PAs 18.32)
PAs No. Sq. Km Parques nacionais 9 10,288 38 W.
reservas de vida 3 979 4 Caça.
reservas 1 1.325 5 Conservação.
áreas 3 11,325 42 Zonas intermediárias 6.
7 Florestas (29) Plano Director do Sector Florestal (1989-2010) tem.
montar um conjunto de políticas e objetivos Utilização sustentável dos recursos florestais Atender às necessidades básicas das pessoas Participação dos usuários na tomada de decisões e.
8 florestas. Cinco subcategorias de florestas nacionais Gestão de florestas florestais Florestas comunitárias Florestas de arrendamento Florestas religiosas Florestas protegidas Programas comunitários de silvicultura (CF) Área florestal potencial para a CF 3.5 milhões de ha.
(24) CF contribuiu para restaurar uma parte maior de.
mid-hills ecosystems Participação local bottom up planning and.
uso sustentável Decisões de recursos descentralizadas, com 0,8 milhão de ha, mais de 11.000 FUGs, 1,2 milhão.
9 áreas de Rangelands (11.5) Representadas em zonas totalmente fisiográficas (80 in.
zonas subalpinas e alpinas) Início de várias plantas e animais ameaçados.
Espécies de alta altitude, ricas em espécies endêmicas.
e o sistema indígena chave de manejo de pastagens.
Agrobiodiversidade Alta diversidade de.
prática agroecológica refletida em termos de.
variabilidade de variedades de culturas, frutos,
vegetais e gado indígena.
raças Sistemas agrícolas tradicionais cruciais para.
gestão da agrobiodiversidade.
11 Wetlands biodiversity Nepals Wetlands 242 zonas húmidas registadas (163.
zonas húmidas nas planícies 79 nas colinas e.
montanhas) Um site Ramsar três novos sites wetland.
proposto (Bishhazari tal, reservatório de Jagadishpur,
Ghodaghodi tal) Management Papel das comunidades locais (primária.
beneficiários) Política crucial para as zonas húmidas formulada.
12 Biodiversidade da montanha Nepal um país montanhoso (80) Alto nível de diversidade beta vegetal A sustentabilidade do desenvolvimento de montanhas proporciona.
base de subsistência da maioria dos nepaleses.
pessoas A gestão integrada de bacias hidrográficas tem sido comprovada.
bem sucedido para reabilitar bacias hidrográficas usando.
recursos vegetativos, agronômicos e hídricos.
13 PRINCIPAIS AMEAÇAS À BIODIVERSIDADE Perda de ecossistemas Perda de espécies e perda de recursos genéticos Ameaças à perda de ecossistemas Perda de habitat e desmatamento (1.7) Ano Floresta () Arbusto () Total 1978/79 38 4.7 42.7 1990-91 29 10.6 39.6 ---- ----------------------------------------------
14 Ameaças às áreas protegidas Pastoreio da caça ilegal Extração ilegal de madeira Ameaças à biodiversidade das pastagens Enormes pressões do ecossistema das pastagens (alta.
número de vacas domésticas em pastoreio) Depleção de espécies de plantas palatáveis ​​Ameaças à biodiversidade de áreas úmidas Invasão do habitat de áreas úmidas Superpastejo de práticas insustentáveis, uso de.
pesticidas e venenos.
15 Ameaças à biodiversidade da agrobiodiversidade Perda de terra indígena / local e sua silvicultura.
parentes Extensão de variedades agrícolas de alto rendimento Ameaças à biodiversidade das montanhas Superexploração de espécies vegetais e plantas selecionadas.
caça furtiva de animais para o comércio.
16 ESTRATÉGIAS PARA CONSERVAR A BIODIVERSIDADE 1. Estratégias inter-setoriais (17) Abordagem do planejamento paisagístico Integração da participação local Fortalecimento institucional Conservação in situ Fortalecimento da unidade nacional de biodiversidade Maior apoio à pesquisa e à biodiversidade.
conservação Endossando o conhecimento e inovações indígenas Coordenação e implementação intersetorial.
de políticas Reforçar a capacidade nacional Conservação ex-situ / biotecnologia Garantir a propriedade intelectual e os agricultores.
direitos de propriedade Prospecção da biodiversidade Avaliação do Impacto Ambiental Mulheres na conservação da biodiversidade Desenvolver o ecoturismo Aumentar a conscientização sobre a conservação Registro da biodiversidade.
17 Estratégias Secundárias 1. Áreas Protegidas (8) Novos modelos de proteção e gestão.
(Annapurna, Kanchenjunga, Manaslu CA) Coordenação de incitação Melhoria da capacidade Representação de todos os ecossistemas protegidos.
áreas Inventários de biodiversidade Intercâmbio de informações Plano de conservação de espécies Manejo do turismo de área protegida.
18 2. Florestas (9) Reabilitação florestal Inventário de componentes florísticos e faunísticos.
(para a flora e a fauna) Rede e representação do ecossistema Compreender a resiliência da floresta e a biodiversidade.
(apoiar a agricultura de subsistência) Participação local (abordagem florestal comunitária)
silvicultura comunitária) Captura sustentável de recursos florestais Produtos florestais não madeireiros (PFNMs) Manejo florestal religioso.
19 3. Terras de Pastagem (4) Necessidade de uma política nacional de pastagem Conservação da biodiversidade das pastagens Desenvolvimento e gestão pastoris na região.
Himalaia Desenvolvimento de forragem através de gestão integrada.
20 4. Agrobiodiversidade (3) Melhoramento participativo de plantas Seleção participativa de variedades Banco de genes.
. 5. Áreas úmidas (1) Gestão de áreas úmidas por meio de políticas.
desenvolvimento, pesquisa, identificação de.
. 6. Biodiversidade das montanhas (2) Política nacional de montanha. Gestão integrada.
Estrutura Organizacional para Implementação de.
a Estratégia Nacional de Coordenação da Biodiversidade.
Comitê (NBCC) (baseado na agência principal.
incluindo representantes do Governo.
organizações, setor privado, Academia, Civil.
Subcomités temáticos 1. Floresta.
biodiversidade 2. Agrobiodiversidade 3. Sustentável.
uso de recursos biológicos 4. Genética.
recursos 5. Biossegurança.
Departamentos de Implementação / Institucional.
PROJETO DE COMITÊ DE BIODIVERSIDADE DISTRITAL.
22 RECURSOS FINANCEIROS Fundo Fiduciário do Nepal para a Biodiversidade (GEF, bilateral, multilateral, setor privado e.
Governo) O Fundo será constituído como uma entidade legal, autónoma e isenta de impostos.
23 Flora of Nepal Resources Esboço do Nepal (1998) Política de Biodiversidade e Informações de Base sobre.
biodiversidade na silvicultura comunitária (em perigo.
Flora e Fauna), Potenciais colaboradores.
DoF identificada, FECOFUN, pp. 97 Zimsky Draft (1999) Capacitação da Área Protegida (Flora do Nepal.
Implementação) Potenciais colaboradores.
identificado DPR, corpo CITES, pp. 90 Chaudhary et al. Esboço (NBAP 2000) Inventário e publicação de Flora, pp 102 Potenciais colaboradores DPR, CDB-TU, RONAST,
. BM, TI, E, pp. 116 Estratégia de Biodiversidade do Nepal (NBS 2002) Inventário e publicação de Flora, pp. 136.
Plano de Implementação da Biodiversidade do Nepal (NBIP)
Chaudhary et al. Esboço (NBIP 2003)
Inventário de Biodiversidade e Publicação de Flora.
do Nepal, pp. 18 Biodiversidade do Nepal.
Plano de Implementação 2004 HMG / MoFSC Status.
Flora do Nepal Desconhecido.
Acordos existentes, regulamentos,
Regras CITESForest Act 1993 e.
alterações Parques Nacionais e Vida Selvagem.
Lei de Conservação de 1973 (animais) Local.
Auto-Governança Act 1998 Realização.
Suportando NBS 2002 NBIP (Rascunho) I. Acesso a.
Faturamento de Recursos Genéticos Bill 2001.
MoFSCII. Acordo de TIP e Projeto de Lei de 2001.
MoC III. Política de Áreas Úmidas (22 de maio de 2003) MoFSC.
IV. Criadores de Plantas e Direitos dos Agricultores (Esboço.
Livros de dados vermelhosOs livros de dados vermelhos fornecem.
informações necessárias para manter um.
espécies (vegetais) em particular de serem extintas.
Abrange informações sobre plantas ameaçadas e.
animais que se enquadram nas categorias de ameaças da IUCN.
Até 1970, muito pouco conhecimento substancial.
sobre plantas ameaçadas haviam sido publicadas (Red.
Data Book-I Mammalia por Noel Simon (1966) publ.
IUCN. Hoje há riqueza de informações.
Na Europa, quase todos os países produziram.
listas de plantas ameaçadas ou ameaçadas (assim chamadas
Red Data Books). O status de ameaçado.
espécies ameaçadas de extinção nas regiões tropicais é.
relativamente incerto. Áreas prioritárias para.
documentação da flora em extinção I. Ilhas.
(Cuba, Madagascar, Nova Caledônia) II.
Regiões geográficas com ecologia variada e.
geologia (Himalaia, Califórnia) III. Localizações.
sob vários tipos de pressão humana (Nepal,
Malta, Cape-South Africa)
Ligação às Prioridades Internacionais e Nacionais,
Plano de Ação e ProgramasCBD Artigo 7 (Glowka.
et al. 1994) 7a. identificar os componentes de.
biodiversidade para conservação sustentável.
use7b. monitorar os componentes biológicos.
Diversidade7c. identificar processos de monitoramento e.
categorias que tenham ou possam ter um impacto significativo.
impactos adversos na conservação e sustentabilidade.
use e 7d. manter e organizar os dados.
derivada da identificação e monitoramento.
atividadesNBS 2002 - Inventários de biodiversidade.
MPFS / N - 1989 NSC 1988NEPAP-I (1993)
Projeto Iniciativa Darwin do NEPAP II (1998).
(1997-1999 e em andamento)
Categorias da Lista Vermelha da IUCNExtenso (EX), Em Perigo.
(E), Vulnerável (V), Raro (R), Indeterminado (I),
Insuficientemente Conhecido (K), Comercialmente Ameaçado.
(CT) categorias de 1994 Categorias de 2001Extenso,
EX extinto, EX extinto na natureza,
EW Extinct in the Wild, EW Criticamente.
Em perigo (CR) A a E Criticamente em Perigo.
(CR) A a E Em Perigo (EN A a.
E) Em Perigo (EN) A a E Vulnerável (VU) A.
para E Vulnerável (VU) A a E Menor Risco (LR)
- Dependente de Conservação (cd) - Próximo.
Ameaçado (nt) Quase Ameaçado (NT) - Menos.
Preocupação (lc) Deficiência de Dados de Baixa Preocupação (LC).
(DD) Deficiente de dados (DD) não avaliado (NE)
população baseada em (a) observação direta, (b)
um índice de abundância, (c) um declínio em.
a área de ocupação, (d) real ou potencial.
nível de exploração, (e) o efeito de.
taxa introduzida, hibridização, patógenos,
poluentes, concorrentes ou parasitas
Distribuição geográfica B1 (extensão da ocorrência) ou.
B2 (área de ocupação) OU ambosC - Tamanho da população.
estimado em menos de 250 anos.
indivíduos D - Tamanho da população estimado em.
número menor que 50 indivíduos maduros E-
Análise quantitativa mostrando a probabilidade de.
a extinção na natureza é pelo menos 50 dentro.
O Livro Vermelho de Dados da URSS A. M. Borodin e outros,
1978Moscou, 460 pp. (Com ilustração) Botanica.
lity in nature Regeneração Razão para.
tomadasMedidas de conservação necessáriasReferência.
Livros de dados vermelhos britânicos musgos e.
liverwortsCompilado e editado por J. M. Church,
N. G. Hodgetts, C. D. Preston e N. F. Stewart.
Publ NJCC, 2001 (com poucas fotografias) Preparação.
do Livro Vermelho de Dados I. Área coberta II.
Taxonomia e nomenclatura III. Inicial.
seleção de espécies Collation of records.
Nome botânico, nomes ingleses, sinônimos, site-
registros, distribuição, estado da população,
distribuição internacional, ecologia, ameaças,
necessidades de conservação, notas sobre identificação,
proteção de site existente, existente legal.
proteção, especialistas com conhecimento do.
espécies e referências IV. Alocação de.
espécies para categorias de ameaça V. Interpretação.
dos critérios revisados ​​da IUCN (1994) VI. Número de.
espécies em categorias de ameaça.
Fontes utilizadas durante a compilação1. Registros
coletadas pelos membros do BBS2. Detalhes da localidade,
referência de grade, data de registro, gravador e.
fonte do registro3. Herbaria4. Literatura.
fontes5. Conhecimento especializado6. De outros.
Plantas raras, endêmicas e ameaçadas de extinção do Nepal.
Shrestha e RM Joshi 1996. WWF, NepalEach.
espécie de planta é fornecida com nome botânico.
e citationFamilyStatus (categoria de ameaça da IUCN.
1966) Distribuição no Nepal (Tipo outros) e.
altitudeHabitat e ecologia (onde quer que seja.
disponível) Botânica (Descrição) Tempo de floração.
Projeto Books Nations para a conservação da biodiversidade.
(documento nacional que fornece diretrizes para todos.
Organizações governamentais, ONGs, INGos, privadas.
setor da sociedade civil do Nepal) A conservação da biodiversidade e uso sustentável é.
crucial para a subsistência do povo do Nepal. Sucesso das necessidades de implementação da NBS.
coordenação entre todos os sectores do.
O sucesso do país da implementação do NBS requer.
Recursos substanciais Identificação e monitoramento de componentes de.

Insustentabilidade: causas e conseqüências.
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Reconstrução Rural Nepal (RRN)
Sarba Raj Khadka.
A instabilidade política, as violações dos direitos humanos e a corrupção estão entre os principais desafios para o desenvolvimento sustentável no país. O governo também precisa abordar a perda da biodiversidade e a má gestão dos recursos agrícolas, juntamente com a proteção e o cumprimento dos direitos humanos, a promoção da participação das pessoas em todos os aspectos da governança do Estado e o fim da corrupção na política em todos os níveis. No entanto, a discriminação baseada em classe, casta, etnia, religião e gênero está estimulando a criação e a perpetuação da pobreza, da fome, da destruição / degradação ambiental e do conflito. A menos que essas questões subjacentes sejam efetivamente abordadas, o desenvolvimento sustentável continuará sendo um sonho.
Após o conflito armado de uma década (1996–2006) e a remoção da monarquia de 240 anos, o Nepal foi declarado República Federal Democrática em 2008. Esforços estão sendo feitos para institucionalizar uma forma republicana de governança com a introdução de uma nova Constituição, reestruturação Estado e encerrando o processo de paz.
Ao longo dos anos, o Governo introduziu uma série de políticas, planos e marcos legais em relação à conservação da biodiversidade, proteção ambiental e desenvolvimento sustentável, todos focados em beneficiar e capacitar a população local. Os principais instrumentos são a Estratégia Nacional de Conservação de 1988, o Plano Diretor para o Setor Florestal de 1988, o Plano de Ação e Política Ambiental de 1993 e 1996, o Plano de Perspectiva Agrícola de 1995, a Lei de Proteção Ambiental de 1996, a Estratégia de Biodiversidade do Nepal de 2002 ea Agenda de Desenvolvimento. [1] No entanto, sua implementação foi limitada.
Além disso, o Nepal ratificou vários instrumentos e acordos internacionais relacionados aos direitos humanos, incluindo a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a Convenção sobre Biodiversidade, a Agenda 21 e a Declaração do Milênio da ONU. Também preparou um Programa Nacional de Ação de Adaptação para abordar os problemas decorrentes das mudanças climáticas. No entanto, a implementação desses acordos internacionais também foi fraca.
Desafios do desenvolvimento sustentável.
Existem vários obstáculos para alcançar o desenvolvimento sustentável no Nepal. O mais grave é a falta de estabilidade política, particularmente devido a mudanças no sistema político nos anos 90 e depois em 2008, e na transição política que o país está passando atualmente. Tanto a redação de uma nova Constituição quanto a conclusão do processo de paz estão se movendo a passos lentos, e o processo de transformação socioeconômica sustentável ainda está em suspenso.
No passado, quase todas as mudanças políticas e esforços de desenvolvimento socioeconômico eram dominados por grupos de elite que favoreciam seus próprios interesses, em vez de ajudar os mais necessitados. A classe, a casta, a etnia, a religião e a discriminação baseada no gênero alimentaram a pobreza, a fome, a destruição / degradação ambiental e o conflito. A menos que as violações dos direitos humanos e a exclusão socioeconômica sejam efetivamente abordadas como parte de um plano realista e temporal, o desenvolvimento sustentável não será possível.
O processo de globalização e adesão a um modelo de desenvolvimento econômico neoliberal desafia constantemente o desenvolvimento centrado nas pessoas, ambientalmente amigável e economicamente viável no Nepal. Condições injustas de comércio - incluindo a imposição de barreiras tarifárias e não-tarifárias e medidas sanitárias e fitossanitárias sem considerar acordos comerciais preferenciais - também são contraproducentes para o desenvolvimento sustentável em países como o Nepal. Assim, está sendo lentamente orientado para abordagens de desenvolvimento orientadas para o lucro e voltadas para o mercado, incluindo o controverso modelo de parceria público-privada.
Desenvolvimento sustentável e questões ambientais.
Embora a contribuição do Nepal para as emissões globais de gases de efeito estufa seja insignificante (1.977,1 kg per capita em comparação à média global de 3,9 toneladas per capita), [2] está na vanguarda em termos de efeitos desastrosos do aquecimento global e da mudança climática.
Precipitação irregular, inadequada ou excessiva devido à mudança climática afetou negativamente os meios de subsistência. Os sistemas fluviais que se originam na faixa coberta de neve do Himalaia fornecem água para beber, limpar e irrigar em todo o subcontinente do sul da Ásia. A neve derretida mais rápida deverá causar escassez de água em toda a região. Há também um perigo iminente de explosões de lagos glaciais. Outra ameaça da mudança climática é a desertificação gradual da área agrícola. As políticas e programas em resposta ao impacto das mudanças climáticas são escassos na cobertura e ineficazes na implementação. Em vez disso, eles estão mais focados em lidar com os sintomas do que com as causas básicas.
O Nepal é um dos consumidores de energia mais baixos do mundo, portanto, sua contribuição para a degradação ambiental devido ao consumo de energia também é mínima. Seu nível de consumo de energia foi de 7,16 toneladas de óleo equivalente por ano em 2007, baseado principalmente em fontes tradicionais de energia, como madeira 72%, resíduos agrícolas 5% e esterco 7%. [3] Os 16% restantes foram recebidos de fontes comerciais (carvão 2,4%, petróleo 9,9% e eletricidade 2,7%) e energia renovável foi inferior a 1%. [4] As pessoas pobres e vulneráveis ​​que vivem principalmente nas áreas rurais têm acesso limitado ou inexistente a energias alternativas, uma vez que as tecnologias necessárias para aproveitá-las são intensivas em capital.
A diminuição da biodiversidade e o aumento da destruição e degradação genética também são ameaças ao desenvolvimento sustentável. Percebendo a importância de proteger o meio ambiente, as Nações Unidas convocaram a Segunda Conferência Internacional sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento em 1992, que também adotou a Convenção sobre Biodiversidade (CDB). De acordo com o Artigo 1, os objetivos da CDB são: conservação da diversidade biológica, uso sustentável de seus componentes e repartição justa e eqüitativa dos benefícios advindos da utilização de recursos genéticos. A CDB entrou em vigor no Nepal em 21 de fevereiro de 1994.
As a party to the Convention, the country has prepared biodiversity conservation policies, strategies and plans, including the Nepal Biodiversity Strategy in 2002. The goal of this strategy is to provide a strategic planning framework for the conservation of biodiversity, the maintenance of ecological processes and systems and the equitable sharing of the benefits accrued. The country harbours 118 ecosystems, 75 vegetation types and 35 forest types with significant presence of species and genetic diversity.[5] However biodiversity is threatened at several levels: ecosystems, species and genetic resources.[6]
Loss of ecosystems is due to conversion of the natural environment (forests, grasslands and wetlands) to other human uses. For example, the forest habitat is reported to be decreasing at an annual rate of 1.7%; if this trend continues, there are high chances of forest ecosystem degradation at an accelerated rate.[7] Genetic resources are being depleted due to the destruction of natural habitats, overgrazing, land fragmentation, commercialization of agriculture, extension of high-yield varieties and indiscriminate use of pesticides.[8] Pollution, fire, the introduction of alien species and illegal trade and hunting – as well as the high incidence of poverty among ever-growing populations – are also major causes of biodiversity depletion. Other problems such as soil erosion, landslides and land degradation, which are most pronounced in the mid-hills and high mountain ecological zones during the summer monsoons, are due to lack of public awareness and improper land use by farmers.
Agriculture and mismanagement.
Unscrupulous and haphazard use of green revolution technology[9] is another problem in a country whose economy is based on agriculture: more than 65% of Nepal’s economically active population is engaged in land-based agriculture, though land holdings are small. While the use of green revolution technology improved the situation of food insecurity and poverty in some parts of the country, even if temporarily, it has destroyed long-used indigenous systems. Most of the research focused on short-term results and not on the sustainable and stable solutions that were the basis of indigenous knowledge and skills. In addition agriculture is now almost completely based on imported inputs that frequently need to be replaced. The regulatory mechanisms are so ineffective that multinational companies now have direct access to Nepal’s peasantry where they can sell seeds and other unsustainable products.
The Nepalese are highly dependent on natural resources for their livelihoods, and extreme levels of poverty have been forcing people to use marginal resources in unsustainable ways. For example, they may have no other option than to cultivate unstable slopes or encroach on areas for agriculture that are meant for other uses, and they have low levels of investment for increasing production.
Corruption and lack of appropriate education.
A culture of impunity coupled with escalating corruption is also a challenge to sustainable development in Nepal. According to Transparency International’s 2010 report, the country ranks 148th with a 2.2 score on the Corruption Perception Index.[10] The authorities are obviously more concerned about their personal fortunes than about the quality and sustainability of development work.
The dwindling political commitment to country ownership and local systems is a further challenge. Development assistance is channelled without any consideration of the specific needs and interests of the people and hence the most suitable mechanisms are not put in place. Lack of appropriate education and awareness are also posing a threat to sustainable development, while the education system promotes consumerism and an unsustainable lifestyle, emphasizing markets and profits.
Conclusion and recommendations.
Gross human rights violations, socioeconomic exclusion, the lack of social justice and lack of effective management of natural resources are among the main challenges to achieving sustainable development in Nepal. The following steps are therefore recommended in order to remedy this situation and make sustainability a reality rather than a dream:
Promote democracy, peace and justice; Protect, respect and fulfil human rights; Address the underlying causes of poverty and conflicts; Promote people’s meaningful participation in all aspects of State governance; Stop corruption in politics at all levels; Promote a culture of addressing needs not greed; Implement effective measures for addressing the impact of climate change and reducing greenhouse gas emissions; Ensure adequate investment in research, development and extension in order to promote sustainable development based on the needs and priorities of the country; Engage local people in planning, implementation and monitoring for the management of natural resources; and Invest in harnessing alternative energy sources.
[1] S. R. Khadka, Biodiversity Conservation in Nepal: Policies and Ground Realities, (Saarbrücken, Germany: Lambart Academic Publishing, 2011).
[2] Government of Nepal and United Nations Country Team of Nepal, Nepal Millennium Development Goals, Progress Report, (Kathmandu: 2010).
[3] Ministry of Finance, Survey Monitoring the Paris Declaration, Nepal Country Report , (Kathmandu, 2011).
[5] His Majesty’s Government of Nepal, Ministry of Forests and Soil Conservation, Second National Report on the Implementation of the Convention on Biological Diversity in Nepal , (Kathmandu: 2002).
[6] T. M. Maskey, “State of Biodiversity in Nepal” in Pie Shengji (ed.), Banking on Biodiversity: Report of the Regional Consultation on Biodiversity Assessment in the Hindu Kush Himalayas , (Karhmandu: International Centre for Integrated Mountain Development (ICIMOD),1996).
[7] United Nations Environment Programme (UNEP), Nepal: State of the Environment , Ministry of Population and Environment of His Majesty’s Government of Nepal, South Asia Cooperative Environment Programme, ICIMOD, Norwegian Agency for Development Cooperation and UNEP, (Bangkok, 2001).
[9] Research and technology initiatives from the late 1960s aimed to increase agriculture production through the development of high-yield cereal grain varieties, expansion of irrigation infrastructure, modernization of management techniques and distribution of hybridized seeds, synthetic fertilizers and pesticides to farmers.

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